Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Taxa SATI e corretagem: Valores pagos deverão ser estornados?

Entendimento pacificado do STJ.

há 8 anos

Taxa SATI e corretagem Valores pagos devero ser estornados

O STJ pacificou o tema e entendeu que a taxa SATI (valor cobrado sobre 0,8% do preço do imóvel adquirido pelo consumidor) trata-se de cláusula ilícita e abusiva, bem como a taxa de corretagem deve ser informada para o consumidor, podendo, a depender do caso concreto, a devolução dos valores de ambos.


Ambas são taxas cobradas pela construtora, na data de assinatura do contrato, pela compra de imóvel ainda na planta.

Muito se tem discutido sobre a validade da cobrança da corretagem e da taxa de Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliária (taxa SATI) nos contratos de compra e venda de imóveis.

Preliminarmente, deve-se esclarecer o conceito de ambas:

Corretagem é cobrada no percentual de 6% e diz respeito à comissão paga ao corretor, responsável pela intermediação do negócio de compra e venda de imóvel entre o consumidor e o vendedor da propriedade.

A taxa SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) é cobrada em 0,88% sobre o valor total do imóvel. Em regra, destina-se a remunerar, além dos serviços do negócio, os advogados da construtora, por terem redigido o contrato de compra e venda.

Nos últimos anos, iniciou-se um embate judicial para verificar se a cobrança da corretagem e da taxa SATI deveriam ser repassadas ao consumidor. Em favor do consumidor, alega-se que a cobrança de corretagem e da taxa SATI é ilícita e abusiva, porquanto repassa ao consumidor um ônus que, em verdade, deveria pertencer ao próprio vendedor do imóvel, autêntico utilizador desses serviços. Para o vendedor do imóvel, aduz-se que a cobrança seria uma contraprestação pelos serviços oferecidos aos compradores dos imóveis, por cláusulas contratuais expressas.

Diante desse impasse, procura-se responder à indagação: o desembolso desses encargos caberia ao consumidor ou ao vendedor do imóvel?

A resposta foi dada pela recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o qual entendeu que a cláusula que repassa ao consumidor o pagamento de corretagem é válida, com a ressalva de que o consumidor deve ser informado previamente acerca de tal ônus. No que diz respeito à taxa SATI, valor cobrado sobre 0,8% do preço do imóvel adquirido pelo consumidor, o Tribunal da Cidadania considerou que se trata de cláusula ilícita e abusiva, motivo pelo qual não deve ser repassada ao consumidor.

O julgamento, ainda, estabeleceu o prazo de prescrição (período durante o qual é possível ajuizar uma ação), que será de três anos, a contar do pagamento, para que o consumidor possa questionar a abusividade das cobranças, seja da corretagem, quando não informada previamente ao consumidor ou quando prevista no contrato de compra e venda que o vendedor arcará com esse pagamento, seja da taxa SATI.

Objetivamente, respondendo à questão inicial deste artigo, a corretagem, em regra, é devida pelo consumidor (se informada previamente). A taxa SATI, não.

Você adquiriu um imóvel há, aproximadamente, três anos? Não há previsão contratual da corretagem ou essa previsão estabelece que o vendedor do imóvel arcará com esse encargo? Desembolsou os custos da taxa SATI? Saiba que, eventualmente, na condição de consumidor, há a possibilidade de recuperar alguma dessas quantias. Procure um advogado de confiança!


Fonte: escritório Apolinário & Guimarães Advogados

REsp 1599611/SP https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=COL&sequencial=64476179&am...

  • Publicações16
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13811
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-sati-e-corretagem-valores-pagos-deverao-ser-estornados/378154527

Informações relacionadas

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Notíciashá 3 anos

STJ estabelece que empresa vendedora culpada pela rescisão do contrato deve devolver a comissão de corretagem

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 8 anos

A taxa de corretagem não pode ser cobrada dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 11 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-38.2017.8.26.0201 Garça

Pedido de Habilitação - TJMT - Ação Rescisão / Resolução - Procedimento Comum Cível

Bento Jr. Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Tudo que você deveria saber sobre taxa SATI

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabens pela reportagem ninguem aguenta mais taxas.. continuar lendo

Tenho algumas ações que estão suspensas ag. a decisão, Agora podemos pedir o prosseguimento do feito. Obrigada, abs. continuar lendo

Parabéns pelo artigo. Especificou claramente a diferença entre as duas taxas. continuar lendo

Com a devida licença meu comentário é no sentido de esclarecer que, via de regra, os honorários de Corretagem são pagos por quem contrata este serviço. Portanto, o vendedor do imóvel ou Construtora quando disponibiliza o mesmo para venda, e contrata Corretores para realizar as divulgações e intermediar as vendas, será o responsável pelas comissões. Não haverá impedimento para que o Construtor/Vendedor repasse para o comprador a tarefa de pagar os honorários de Corretagem, e isso deverá estar no Contrato de Compra e Venda que será firmado entre as partes com a Intermediação do Corretor. Por isso, que ao assinar o contrato o comprador aceita pagar a corretagem e não poderá questionar, pois será uma condicionante do negócio.
Acrescento que, ao Consumidor que queira adquirir um imóvel sempre procure adquirir com Corretor devidamente registrado, exija a apresentação da CARP - Cartão de Regularidade Profissional. Assim você saberá que aquele é um profissional habilitado a lhe prestar o serviço de Corretagem. continuar lendo

Doutro muito bem explicado.

Peço apenas venia no seguinte, quando forem comprar imóveis principalmente na planta, verifiquem se no contrato, consta a percentagem que está sendo cobrada a título de comissão de corretagem pela venda do bem, já que a informação ao consumidor segundo o CDC, deve clara. continuar lendo